Se deparar com a pele avermelhada e irritada do bebê é uma situação que chega a doer no coração de qualquer mãe. Mesmo que haja trocas de fraldas frequentes e cuidados máximos de higiene, algumas crianças possuem a pele mais sensível e apresentam formação de assaduras com muita facilidade.
Cuidados na hora de higienizar o bebê, utilização dos produtos corretos e alguns hábitos podem ajudar a amenizar a situação. Se o seu bebê apresenta assaduras com muita frequência, verifique se você está fazendo a limpeza na frequência correta e se está secando adequadamente o bumbum da criança.
Cuidar a própria alimentação também poderá ajudar a prevenir o aparecimento de assaduras no bebê. Há alimentos com nutrientes que passam para o leite materno e podem causar assaduras e outros sintomas em crianças que possuem alergias.
O problema mais comum ocorre com uma proteína presente no leite da vaca, que causa alergia, provoca assaduras e também outros sintomas, como cólicas. Há casos também de mães que perceberam o aparecimento de assaduras após comerem outros alimentos, como abacaxi e limão.
Causas da assadura
A ideia de que a assadura ocorre apenas quando há uma má higienização é equivocada. O problema pode aparecer por N razões, incluindo também a sensibilidade da pele do bebê, que pode fazer com que seja quase impossível evitar o aparecimento.
No geral, a assadura é provocada pela umidade. Bebês urinam e defecam muito e, por mais que a fralda tenha um alto poder de absorção, é quase impossível que a pele não entre em contato com as substâncias excretadas.
O uso de antibióticos também pode ser o responsável pela proliferação de fungos. Quando a assadura comum não é tratada de forma correta, é possível que o problema avance para uma micose e provoque uma infecção mais grave.
Prevenção, dicas e cuidados
A melhor forma de prevenir a assadura é fazendo o possível para manter o bebê limpo e seco por mais tempo possível. Trocar as fraldas com bastante frequência, lavar bem o bumbum da criança em cada troca – com água e sabão apropriado –, é a melhor forma de evitar que o problema apareça.
Evite o uso de lenços umedecidos e aposte em algodão na limpeza. Na hora de secar, apenas encoste uma toalha macia sem esfregar ou utilize secador de cabelo, em potência baixa e em temperatura fria. Cerifique-se de que a criança está bem seca antes de colocar a fralda novamente. Se quiser utilizar pomadas no tratamento, consulte o médico antes de aplicar algum produto na pele do bebê.
Algumas receitas caseiras também podem ser eficientes para prevenir e tratar assaduras. Algumas mães costumam misturar chá de camomila na banheira na hora de limpar o bebê. As substâncias do chá são cicatrizantes e ajudam também a manter a criança relaxada.
A maisena (amido de milho) é outra solução caseira que ajuda no tratamento. Algumas mães costumam passar a substância sempre após o banho da criança, enquanto outras utilizam apenas quando a assadura aparece. Para quem quer uma solução alternativa, não custa nada tentar.
By: Ana Paula Bretschneider Ramos
Mamão.costuma assar criança frequentemente.