Entender que é hora de dormir e deixar-se derrotar pelo sono nem sempre é uma tarefa fácil para as crianças. Os bebês têm dificuldade de pegar no sono durante a noite e permanecer dormindo durante toda a madrugada. Essa dificuldade muitas vezes é formada por maus hábitos e erros que os pais cometem durante o dia e na hora de dormir. Mas como podemos ajudar o bebê a dormir sozinho no berço?
É preciso ensinar ao bebê a dormir sozinho através de estímulos que não dependem dos pais. Se você cantar para o seu filho e acostumá-lo a dormir assim, quando ele acordar de madrugada irá precisar de você cantando para dormir novamente. Quando o bebê desperta e não consegue dormir novamente, ele chora como forma de apelo e pedido de ajuda.
Criar um ambiente propício ao sono e o costume de estimular a criança a dormir sem a ajuda dos pais é o primeiro passo para conquistar o sucesso nessa tarefa. Lembre-se que quando as crianças dormem a noite toda, os pais também conseguem manter a qualidade do sono e ter mais disposição para cuidar do bebê durante o dia.
Crie uma rotina
Não leve o seu filho para o berço nem muito cedo e nem muito tarde. Além disso, não coloque o bebê para dormir em horários diferentes todos os dias, pois isso desregula o relógio biológico da criança. Cuidar com os horários de sono do bebê durante o dia também é importante.
Se a criança dormir demais durante o dia, terá mais dificuldade de pegar no sono a noite e os pais terão mais trabalho. Até os três anos de idade, o bebê precisa de 11 horas de sono noturno. Se o bebê não dormir durante o dia, o tempo passa para 12 horas. O controle dessa rotina de sono deve ser feito de forma precisa pelos pais.
Elimine as distrações
Cores muito fortes, muitos brinquedos no berço, ruídos pela casa e claridade podem atrapalhar o sono do bebê. Por isso, é importante que a criança esteja em um ambiente que colabore com o sono. Acostume o bebê a dormir sempre no escuro e retire os brinquedos do berço.
Vale deixar apenas um ursinho como estimulo ao sono e fazer com que o pequeno se acostume a dormir brincando com o ursinho, por exemplo. Se isso ocorrer, a criança terá o ursinho em mãos quando despertar na madrugada e não precisará acordar os pais para voltar a dormir.
Evite alguns erros
Além da falta de rotina e distrações, a muitos outros erros que os pais cometem na hora de tentar fazer com que o filho durma sozinho no berço. Um deles é apelar para o balanço, por exemplo, acostumando a criança a necessitar de embalo para pegar no sono. Lembre-se que qualquer hábito que necessite de você fará com que o pequeno chore de madrugada para que você ajude-o a dormir novamente.
O ideal também é que o bebê fique no berço até os três anos de idade e seja acostumado com a cama aos poucos. Tirar a criança do berço de forma precoce pode trazer insegurança ao pequeno e mais dificuldades para dormir. Veja se o seu filho está preparado para sair do berço e respeite o tempo dele.
By: Ana Paula Bretschneider Ramos
Gostaria de pedir licença para colocar um outro ponto de vista.
Por que você quer que seu bebê aprenda a dormir sem sua ajuda desde cedo?
Ele é um bebê, e bebês precisam dos pais para dormir, se alimentar, ter todas as suas necessidades supridas. Bebês são bebês, e não mini adultos.
Posto isso, é importante colocar que não existe uma maneira “ideal” de fazer o bebê dormir ou qualquer outra tarefa. Existe sim, a melhor maneira para cada família.
Eu por exemplo, me senti revigorada e feliz quando descobri que podia amamentar deitada! Com isso eu não precisei mais acordar, pegar Antonella do moisés, me sentar na cama e amamenta-la. Essa rotina me cansava muito, e eu queria uma nova forma de continuar amamentando na madrugada (pois eu sei da importância da manada da madrugada para o bebê e para a produção de leite materno). Ou seja, para mim, quando ela resmunga, eu já tiro o peito, ela mama e em seguida já dorme, sem que eu precise nem mudar de posição!!! Mágico e prático!!! Aqui em casa funciona bem, pois meu marido tb acredita que esse arranjo que encontramos é o “ideal” para nós três.
Agora que nossa filha fará 1 aninho, vai passar a dormir no seu quartinho, onde montaremos a caminha no chão para que eu possa fazê-la dormir mamando, e depois eu saio de fininho pro meu quarto. Aos poucos, percebo que ela vai se alimentando cada vez melhor durante o dia e pedindo menos mamá a noite. É um processo lento, no tempo dela, mas que nós optamos por respeitar e deixar acontecer naturalmente. Posso dizer que é puxado, como tordos os pais e mães devem achar, mas aqui não tem choro estridente, não tem “birra”, não tem revolta. Dormimos tranquilamente com uma musiquinha de ioga baixinho para acalmar e embalar.
Portanto, gostaria de deixar essa mensagem de que pais e filhos devem procurar a melhor forma para sua família, pois não há fórmulas prontas: cada bebê é um, cada família é uma. Espero que vocês encontrem o arranjo ideal para a casa de vocês e sejam muito felizes!
Adrielle, muito obrigada!
Adorei seu comentário e obrigada por acompanhar o blog.
Beijos, Gabriella