Todos os anos, com a chegada do outono e do inverno, enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade do ar. Nesta época, as temperaturas ficam mais baixas e o clima costuma ficar mais seco, o que aumenta a concentração de poluentes na atmosfera.
As alterações climáticas desta estação contribuem para o surgimento de diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.
Segundo especialistas, os ambientes fechados são os mais propícios para a disseminação destes vírus. Por isso, é importante manter ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência.
Especialistas recomendam também o cuidado com a manutenção periódica do ar condicionado, tanto do carro, quanto de ambientes, já que o aparelho acumula poeira, bactérias e fungos. Quando essa manutenção não está em dia, pode causar problemas respiratórios, como a rinite.
De acordo com médicos, nos dias mais frios, é fundamental proteger também as extremidades do corpo (cabeça, pés e mãos), porque a perda de calor acontece por meio dessas regiões, sendo as primeiras áreas afetadas pelo frio. Por isso, é importante se aquecer para facilitar o trabalho do organismo em manter a temperatura corporal entre 36º e 37º.
Para combater os malefícios da gripe forte e bronquite, tais como o acúmulo de muco, a indústria farmacêutica oferece fitoterápicos que podem ser boas alternativas. Mucofluidificantes, à base de mel e abacaxi, são opções seguras para tratar crianças, gestantes e idosos, devido à ausência de efeitos colaterais ou risco de superdosagem.
Especialistas afirmam que as enzimas presentes no abacaxi atuam sobre a secreção, diminuindo a viscosidade e promovendo sua expectoração. Além disso, as enzimas ajudam na absorção de antibióticos, o que aumenta a eficácia do tratamento. Fitomedicamentos preparados a partir do extrato seco da Hedera helix, planta indicada no tratamento sintomático de afecções broncopulmonares, possuem efeito expectorante, mucofluidificante e broncodilatador. Esses produtos também são ótimas opções.
Fonte: Agência A+ (assessoria de imprensa da Aspen Pharma)