No dia 1º de julho comemora-se o Dia da Vacina BCG. A vacina é uma substância usada para criar imunidade contra infecções em uma pessoa ou um animal. A BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é a única vacina contra a tuberculose. Criada em 1921 pelos cientistas franceses Camille Guérin e Albert Léon Chaves, a vacina é utilizada para imunizar crianças e adultos, sendo aplicada sob a forma de injeção intradérmica. A vacina BCG é produzida a partir de uma espécie de micro-organismos, conhecidos como cepas, do Mycobacterium bovis, e é indicada, principalmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados.
Essa vacina é de extrema importância, previne a população contra as formas graves de tuberculose, e deve ser tomada nos primeiros dias de vida.
Ela deve ser aplicada por via intradérmica, portanto dentro da pele. Isso é importante porque a injeção, quando feita muito profunda, está associada a maior risco de reações adversas. Deve ser administrada no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltoide.
A vacina é feita sob o esquema de dose única, normalmente aplicada no recém-nascido. Quando isso não é possível pode ser aplicada em qualquer idade após o primeiro mês de vida, e é indicado fazer isso o mais cedo possível.
Contraindicações
Essa vacina é contraindicada especificamente aos indivíduos com sorologia positiva para HIV que apresentam sintomas. Recomenda-se adiar a vacinação com BCG em recém-nascidos com peso inferior a 2.000 gramas e em presença de manifestações na pele.
Qualquer hipersensibilidade aos componentes de uma vacina a torna contraindicada, além da reação anafilática após tomar uma das doses.
Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos.
Para mais informações sobre vacinação acesse o site do Ministério da Saúde. Clique Aqui
Fontes: Brasil escola // Portoweb // idMed