Alimentação, Bebês e Crianças, Bem Estar, Diversos

Frutose em excesso na alimentação infantil

24 abr 2014 • por Gabriella Brandão • 8 Comentários

POST BLOG
O post de hoje é escrito pela nutricionista Rossana Oliveto, parceira do blog, que está aqui conosco sempre uma vez por mês falando um pouco sobre assuntos relacionadas a alimentação infantil e da mãe.
Qualquer dúvida ou sugestão de tema pode ser encaminhado para dicaspaisefilhos@gmail.com.

Olá pessoal! Hoje venho falar um pouco pra vocês de um assunto muito falado, o excesso de frutose na alimentação infantil.

Frutose é um monossacarídeo, mais doce que a sacarose (por isso muito utilizado pela industria alimentícia) que é o açucar refinado comum, encontrada em cana-de-açúcar, que é um dissacarídeo proveniente da junção da frutose com glicose (dextrose). A frutose também é encontrada em cereais, vegetais e no mel.

A ingestão da frutose vem aumentando em decorrência ao grande consumo de produtos industrializados contendo frutose, como refrigerantes, xarope de milho, alimentos pré preparados, os industrializados em geral. Essa frutose mais concentrada no xarope de milho, nos sucos de fruta e no açúcar tem sabor muito doce e é bastante utilizado pela indústria alimentícia.
Alimentos produzidos em confeitarias têm em média de 1 a 2% de frutose. Porém, se esses alimentos apresentarem frutas na sua composição, a quantidade de frutose pode aumentar para cerca de 11%. É ai que mora o perigo, após a absorção desses açúcares pelo intestino, a frutose é metabolizada no fígado primeiro que a glicose, a partir desse momento, quando ocorre excesso de frutose, desenvolve-se uma situação metabólica anormal chamada de resistência à insulina.

Esse xarope contendo frutose esta presente em refrigerantes, xarope de milho, e alimentos pré preparados e alimentos industrializados em geral.Pesquisas demonstraram que a frutose está associada ao aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol, por também ser precursora de gorduras. Ela estimula a atividade de enzimas no fígado resultando em maior síntese de lipídeos, e, como consequência, níveis mais elevados de gorduras totais e de lipoproteínas de muito baixa densidade(VLDL). Já as frutas in natura, por trazerem a frutose combinada com fibras, minerais e vitaminas, é saudável e não causam esta alteração.

O que podemos observar em vários estudos recentes, o consumo do açúcar em pequenas quantidades e de poucas frutas in natura diariamente não parece estar relacionado com doenças. Ao contrário. No entanto, seu uso abusivo em sucos de frutas e alimentos, que contenham em sua composição o xarope de milho com alta concentração de frutose, está diretamente associado ao aumento da incidência da síndrome metabólica e de suas principais consequências, a doença cardiovascular, o diabetes e a obesidade.

O segredo é evitar os produtos industrializados, oferecer muita água pura para a criança quando ela tiver sede, e nas refeições como lanchinhos e intervalos oferecer suco da fruta ou as frutas frescas e nos casos de crianças diabéticas ou com sobrepeso,nada de cortar da alimentação da criança os sucos naturais da fruta e as frutas frescas! O segredo está no equilíbrio.
Lembre se sempre que o perigo está nas quantidades exageradas e nos produtos industrializados, evite os biscoitos recheados, sucos de caixinha, xaropes de guaraná e refrigerantes que só trazem malefícios e nenhum nutriente. Dê preferencia a uma alimentação variada e de alimentos frescos.

O nutricionista indicará quantidade de ingestão diária das frutas e dos sucos para a criança. A fim de fornecer nutrientes e vitaminas importantes, mas cuidar da ingestão excessiva da frutose que pode causar picos de glicemia e sobrepeso.

IMG_1424 Rossana Oliveto Nutricionista CRN 13100568
* Texto, informações são de responsabilidade da nutricionista parceira do blog Rossana Oliveto

Comente Aqui
 
8 Comentários
  1. Marcos Miranda   ///   08/09/2014 - 08H55

    Meu filho filho de 02 anos tem resistência frutose, e eu gostaria de saber quais as consequências do cosumo, e e que tipo de dieta posso adotar, pois o cosumo de frutas é muito importante para o desenvolvimento, vitaminas como C e muitas outras.

    • Gabriella   ///   08/09/2014 - 09H12

      Marcos,
      Bom dia! Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
      Vou encaminhar a sua dúvida a nutricionista parceira do blog e assim que tiver resposta te envio.
      Boa semana. Volte sempre. Beijos, gabriella

  2. Silezia   ///   18/02/2016 - 06H25

    Ola. Gostaria de saber mas sobre frutose. Minha deu essa alergia. E eu estou sem saber o q fazer. Gostaria q me mandasee uma dieta pra eu fazer. Ela tem 9 meses

    • Gabriella   ///   28/02/2016 - 12H44

      Boa tarde. Favor entrar em contato com a nutricionista que escreveu a matéria.
      Beijos e melhoras na alergia.
      Gabriella

  3. kehllen   ///   15/03/2016 - 10H06

    descobri hj meu neto 5anos tem intolerância a frutose e sacarose queria ajuda em dicas p ajuda meu neto e queria saber qual o perigo e q Deus salve meu neto

    • Gabriella   ///   15/03/2016 - 10H52

      Boa noite, obrigada pelo comentário.
      Favor entrar em contato com a nutricionista.
      Beijos, gabriella

  4. kehllen   ///   15/03/2016 - 10H09

    ajude meu neto 5 anos frutosee sacarose me mande ajude p saber lidar e ajuda ele e qual e o perigo me ajude

    • Gabriella   ///   15/03/2016 - 10H52

      Boa noite, obrigada pelo comentário.
      Favor entrar em contato com a nutricionista.
      Beijos, gabriella

Posts Anterior
Próximo Post