Bebês e Crianças, Desenvolvimento

LIDANDO COM OS FILHOS DURANTE UM TÉRMINO DE RELACIONAMENTO

31 maio 2022 • por Gabriella Brandão • 0 Comentários

Se preferir ouvir o texto, clique na seta.

A vida é feita de mudanças e elas podem ter influência em todo núcleo familiar, como é o caso de um divórcio ou separação.

Por isso as dicas de hoje são para quem está passando por um término de relacionamento, e são válidas para todo e qualquer casal que precise de uma ajudinha para lidar com os filhos.

A principal dica é conversar entre o casal sobre como abordar o assunto com os filhos, de forma que as informações estejam alinhadas.

Esse alinhamento é importante para que a criança não acabe entendendo coisas diferentes de cada lado, dessa forma culpando alguém pela decisão.

Sabemos que pode ser muito difícil “segurar” as emoções, principalmente em casos de separações onde não houve um total consenso entre as partes.

Ao conversar, procure evitar transmitir sentimentos de tristeza e dor.

Mas quando se conversa com a criança sobre o assunto é necessário passar a
informação de forma assertiva e que não influencie o sentimento dela por um dos
lados.

Falando em sentimento…

Falando em sentimento, é importante conversar com seus filhos para entender o que se passa pela mente deles.

Pode ser bem comum surgir um sentimento de culpa nas próprias crianças, é normal que elas achem que a separação está ocorrendo por causa delas.

Ao conversar com seus filhos e entender o que eles pensam, você pode explicar o que ocorre e então mostrar que entende os sentimentos deles, mas que de forma nenhuma eles possuem culpa.

As dicas que passei podem fazer sentido na maioria dos casos de término de relacionamento.

Porém sabemos que existem situações que podem complicar esse planejamento para a fala com os filhos.

Caso você tenha saído de alguma relação abusiva, seja de abuso psicológico ou físico, ou abandono familiar, sabemos que pode ser mais complexo.

Nesse caso o apoio de um terapeuta pode auxiliar muito no processo de separação, na hora de conversar com os filhos, na jornada do autoconhecimento e superação.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post