Se preferir ouvir o texto, clique na seta abaixo.
A vida é feita de mudanças, passamos por diversos ajustes ao longo de nossa vida e aprendemos a lidar com isso a cada rotina diferenciada que surge. Como adultos, quase sempre aprendemos a lidar com mais facilidade, mas e com as crianças?
Durante os primeiros anos de vida, é importante existir uma rotina bem definida, essa rotina ajuda muito na segurança da criança, mas sabemos que a vida é muito dinâmica e que seremos atravessados por muitas mudanças ao longo da vida.
Se você está passando por alguma mudança de vida, convidamos para refletir comigo esse material das situações mais comuns e algumas dicas de como facilitar esse processo.
Mudança de cidade
Famílias mudam de cidade por diversos motivos, pode ser algo já planejado, como a compra de uma casa melhor, ou algo inesperado como transferência por causa de emprego. Durante a mudança as crianças podem ter sentimentos como receio do desconhecido e medo de perder amigos, por isso é importante levar esses pontos em consideração durante essa nova etapa da vida.
Converse com seus filhos explicando a mudança, tranquilize-os mostrando curiosidades sobre a cidade, locais divertidos que poderão conhecer, parques onde poderão brincar e busque sempre entender o sentimento deles em relação a isso para poder ajudá-los. Algumas mudanças são mais tranquilas, mas para as mais complicadas você pode ainda buscar ajuda de uma profissional para essa adaptação. A conversa com uma psicóloga pode ajudar a criança a se expressar e ainda diminuir as inseguranças.
Uma dica que ajuda muito nesses casos de mudança de casa é planejar o novo quarto com a criança quando possível. Quando não for possível planejar o quarto todo, poder pensar num cantinho do quarto que ela decore como gosta.
Mudanças na família
Esse é um ponto importante que já de início aconselhamos a buscar apoio psicológico. Caso sua família esteja passando por um divórcio ou o falecimento de alguém próximo da criança, a ajuda da terapeuta será muito importante para lidar com todas emoções e sentimentos envolvidos – para você e para a criança. A busca da terapia familiar nesses casos é a mais indicada, por poder auxiliar no conjunto como um todo, mas a terapia individual também é importante para lidar com as questões mais radicais de mudança.
As mudanças familiares que envolvem perdas às vezes são mais demoradas de serem superadas, o diálogo é sempre o melhor aliado. Legitimar os sentimentos de todos na casa é muito importante.