Bebês e Crianças, Desenvolvimento

Quatro dicas valiosas para estimular a fala do seu bebê

28 abr 2017 • por Gabriella Brandão • 6 Comentários

Quando é indicado procurar um Fonoaudiólogo?

É difícil um pai ou uma mãe não se emocionar com as primeiras palavras do bebê. O momento para que a criança comece a emitir os primeiros sons de fala é esperado com muita ansiedade pela família e, quando acontece, é uma emoção e alegria dentro de casa.

Cada criança tem um tempo de desenvolvimento, o que significa que alguns aprendem tanto a falar quanto a ler e escrever mais rapidamente do que outros. No entanto, de forma geral, a média para que os bebês comecem a soltar as primeiras palavras é por volta de um ano de idade.

Com um pouco de estimulo e auxilio dos pais, as crianças podem aprender mais rapidamente e alcançar um vocabulário amplo ainda na primeira infância. Há pequenas atitudes que você pode tomar no dia a dia para ajudar o pequeno a se lembrar com mais facilidade das palavras, formando assim as habilidades linguísticas. Veja quatro dicas indispensáveis para quem quer estimular a fala do bebê:

1 – Apresente o mundo
Para desenvolver a habilidade de falar, o pequeno deve primeiramente conhecer o mundo ao seu redor. Nesta tarefa, os pais podem dar um empurrãozinho, apresentando objetos, seres vivos, sentimentos, estados e tudo que for possível para a criança.
Observe o que há em volta da criança, pegue os objetos, diga os nomes, aponte e utilize a linguagem corporal também como forma de incentivo da linguagem verbal. Faça um gesto que represente frio, outro que mostre calor e deixe que a criança passe a entender emoções e tudo que há no mundo ao seu redor.

2 – Cuide sua entonação
É comum que os adultos conversem com bebês com uma voz mais afinada, o que pode mostrar carinho e emoção para a criança. No entanto, para muitos especialistas, não é a maneira mais adequada de explorar a linguagem e incentivar o filho com a fala.
A criança deve se acostumar com a maneira como ocorrem as conversações normais do dia a dia e deve aprender a distinguir estados emocionais também pelo tom da fala. Explore esses detalhes com a criança e permita que o pequeno se acostume com a linguagem real ainda nos primeiros meses de vida.

3 – Amplie o vocabulário
Ensine palavras para a criança, mas não deixe de explorar outras formas de dizer a mesma coisa. Pense em sinônimos e apresente todos os nomes de um objeto ao pequeno para que a criança desenvolva um vocabulário amplo durante a primeira infância.
No entanto, utilize mais as palavras que são comuns no dia a dia, para que a criança não comece a chamar “comida” de “alimento” ou “televisão” de “aparelho televisor” e cause estranheza no futuro.

4 – Estimule com brincadeiras
Nenhum combustível é mais poderoso no aprendizado infantil do que as brincadeiras. Uma atividade essencial para o crescimento saudável dos pequenos, as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver diversas habilidades, conhecer o mundo e também a memorizar com mais facilidade.
Além da interação com os brinquedos, os pais podem participar das brincadeiras com os filhos, contar histórias, fazer imitações e até mesmo pequenos jogos com os bebês. Você pode pegar alguns objetos, dizer o nome de cada um deles para a criança, depois inverter os nomes e observar as reações do pequeno, por exemplo.

Participação: Ana Paula Bretschneider Ramos

Comente Aqui
 
6 Comentários
  1. may   ///   10/07/2015 - 11H32

    O meu bb tem 01a10m e não fala. faço tudo isso e quase n sai um mama, papa…. ele tb fala as vogais. Mas só isso…palavras não sai nenhuma. não sei mais o que fazer. a Pediatra pediu para esperar, mas o coração fica agoniado… vejo que tem crianças que fazem frases…e aqui nem palavras!

    • Gabriella   ///   12/07/2015 - 03H36

      Oi May, boa tarde!
      Tudo bem? Espere mais um pouco, coração de mãe fica apertado mesmo mas vai dar tudo certo.

      Beijos

  2. Lilian   ///   19/07/2016 - 03H03

    olá meu filho tem 3 anos e dois meses e estou com o coração apertado, ele não fala nada pratiamente, estou com fono faz 3 meses percebo que ele esta mais desenvolto, mas o maximo que consegui foi “oaa” referindo-se a bola e “oé” para boné… “aô” para o telefone.. papapá e mamamá… muito raro em apuros geralmente… fui ver sobre autismo, a medica disse que ele tem apenas a janela da fala em aberto…. e que por isso ainda não consegue fechar diagnostico…. posso ajudar com o quê? você pode me auxiliar?

    • Gabriella   ///   22/07/2016 - 03H24

      Lilian, boa tarde. Tudo bem?
      Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
      Nesse caso você deve mesmo seguir as orientações da fono e pode procurar uma segunda opinião. Na escola ele tem alguma outra questão além da fala?
      Beijos, gabriella

  3. Martha   ///   17/08/2016 - 12H22

    Boa tarde
    Meu menino tem 3 anos e assim fala muitas palavras trocada ex bola – ele diz boli. Outra coisa as vezes que conversar mas enbola tudo e ninguem entende nada. O que fazer to muito angustiada com isso.

    • Gabriella   ///   22/08/2016 - 03H24

      Martha, tudo bem?
      Boa tarde. O ideal é procurar um especialista. O pediatra não te indica um profissional?
      Beijos, gabriella

Posts Anterior
Próximo Post