O Smash the Cake surgiu nos EUA e consiste em um ensaio aonde a criança “esmaga o bolo”, a ideia vem agradando muitas mamães que gostam de deixar registrado cada experiência dos seus pequenos. O objetivo do Smash the Cake é registrar a reação da criança ao experimentar o açúcar pela primeira vez, ou seja, as caretas, sorrisos, as mãozinhas lambuzadas. Muitas mamães usam as fotos na decoração da festinha, em lembrancinhas, na retrospectiva, e até mesmo nos convites.
O Smash the Cake de hoje é do querido Gael Barcellos, filho de Ana Luisa e André Barcellos. A Ana Luisa nos conta como foi a experiência.
Marcamos as fotos para uma manhã de sábado. Estava tudo mais ou menos engatilhado: já tínhamos comprado o bolo, a toalha de picnic estava separada, os cata-ventos montados, a cuequinha que o Gael ia usar estava separada. Só faltaria arrumar o quintal, encher as bolas, deixar tudo lindo. Em algum momento no final da madrugada, um sonho com o momento das fotos me despertou (por sorte) e lembrei de tirar o bolo da geladeira, afinal, a temperatura baixa do bolo não seria muito atraente para o Gael se entregar à bagunça.
O Fabio Costa (fotógrafo) chegou, preparamos o ambiente e começamos a brincadeira. Colocamos uma música e o deixamos a vontade. O bolo entrou em cena por último e o Gael não se animou muito. Importante dizer que Gael não é o tipo de criança que coma qualquer coisa: eu sabia que aquele bolo não o atrairia para comer. Por outro lado, um bolo simplesmente branco não iria ficar tão bonito nas fotos. Então eu arrisquei um meio termo. Mais uma observação: Gael começava a ficar com sono, então as coisas naturalmente não estavam tão fáceis.
Ele ameaçou encostar no bolo mas desistiu. Com seu 1 ano e 10 meses, ele estava entendendo bem o que significaria se sujar e infelizmente a ideia não o agradou muito.
Papai brincou, jogou pro alto, mas o bolo continuava sendo um estranho nada cativante. Foi então que o Fabio arriscou: empurrou o Gael para cima do bolo. O rapazinho não gostou nada nada e ficou angustiado com os pés sujos. Acabou sujando as mãos e aí então só reclamava de estar sujo e pedia: “tira, tira, tira”. Tentamos ainda fazê-lo entrar na brincadeira, tentamos fazê-lo comer o bolo, brincar, nos esforçamos de verdade para ele entrar no clima, mas não rolou (em alguma foto dá até pra perceber isso). O sono chegando e a sujeira pelo corpo realmente não o permitiram curtir o momento. Depois de alguns minutos de tentativas, desistimos e ele foi tomar banho de mangueira. Então o bom humor logo voltou, ele ficou extremamente aliviado por estar limpo.
O resultado das fotos foi maravilhoso, o Fábio é fantástico. Além de ele ter todo jeito do mundo com crianças, a arte dele é, sem dúvidas, sensacional!
O “Smash the cake” em si, não foi tão proveitoso. Em relação ao meu filhote, especificamente, se eu pudesse teria feito alguns meses antes, em que ele entenderia menos e ficaria menos cheio de frescura. Claro que o fato de ele estar com sono também contou, mas isso acabou sendo inevitável, tem algumas coisas que são mesmo imprevisíveis.
No fim das contas valeu a pena! Nós ficamos apaixonados pelo resultado.
Fotografia: Fábio Costa