Bebês e Crianças, Brincadeiras, Desenvolvimento, Diversão, Educação

Capoeira ajuda a criança a superar o medo e a testar seus limites

25 out 2013 • por Gabriella Brandão • 0 Comentários
Luisa e Pepe no evento da Capoeira

Luisa e Pepe no evento da Capoeira

Há um tempo atrás escrevi um pouquinho sobre os benefícios da capoeira para o desenvolvimento infantil, mas quando escrevi meus filhos estavam fazendo a um ano e os movimentos ainda eram bem simples, não conseguia visualizar neles todos os benefícios da capoeira. Mas no sábado (19/10) tive a imensa satisfação de ver Luisa e Antonio Pedro recebendo a corda laranja, confesso que além do orgulho de mãe, fiquei impressionada com os movimentos que Lulu fez, ela estava linda e tudo perfeito. Como ela mesmo disse, “mamãe eu levantei a platéia, nem perceberam que eu encostei o meu rosto no chão e não pode. Só posso encostar a cabeça ao fazer o pião de cabeça”. Pepe também gingou muito bem, mas claro que por ter apenas 3 anos, os movimentos ainda são muito difíceis para ele, mas teve uma evolução impressionante no último ano. Os dois se dedicam a capoeira duas vezes por semana com uma hora de duração há dois anos.

Foi no século 16 que a Capoeira surgiu pela primeira vez em terras brasileiras. Mistura de forma de luta e culto religioso, ela veio junto dos negros que, originários da África, foram trazidos aos milhares para o trabalho escravo. Naturalmente, eles não tinham liberdade alguma de praticar suas tradições, por isso, a Capoeira era então apresentada de modo disfarçado, como se fosse uma dança com canto e mais nada. Aos poucos, porém, ela acabou por vingar em todo o Nordeste do País, ganhando diversidade de estilos – um dos mais populares (e antigos) é chamado de Capoeira Angola, caracterizado por golpes baixos, rentes ao chão, e animado pela música de ritmo lento.

DSC04135

Objetivos Gerais da Capoeira:
– Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo;
– Desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor;
– Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico;
– Estimula a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos;
– Contribui para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares;
– Favorece a socialização;
– Desenvolve o gosto pela música e a criatividade relacionadas ao meio instrumental e pela própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade;
– Igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica.

A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência.

Recomendo a todos que experimentem a capoeira com seus filhos, é muito legal ver a satisfação que as crianças ficam em jogar a capoeira e a evolução da criança. Na próxima semana vou falar sobre os benefícios da Yoga infantil.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post