Praticar uma atividade física é mais do que um momento de lazer – é uma forma de manter o corpo saudável e a mente ativa. Para se ter uma ideia, quem pratica um esporte duas vezes por semana costuma ter mais imunidade a doenças do que quem é sedentário, além de ter mais disposição, bom humor e energia. Em virtude disso, que tal começar a incentivar as crianças a se movimentarem?
Se o seu filho for tímido, por exemplo, jogar futebol ou outra atividade coletiva dará a noção de solidariedade e o deixará mais à vontade para se socializar. Como todos os esportes envolvem o cumprimento de regras, as crianças também crescem com a ideia de que devem respeitar as normas para viver em sociedade.
Algumas atividades divertidas que farão a diferença no bem-estar da criançada:
1) Andar de Bicicleta
Ensine o seu filho a andar de bicicleta e ganhe um companheiro para passear no parque. Essa atividade ajuda a trabalhar os membros inferiores, melhora a circulação sanguínea e oferece a incrível sensação de liberdade. Andar de bicicleta estimula a coordenação motora, principalmente dos menores de 7 anos. É uma ótima atividade desde que a pessoa não tenha problemas no joelho.
Aqui no Rio de Janeiro a bicicleta está voltando a ser um meio de transporte comum quando andamos pequenas distâncias. Aqui em casa as crianças adoram andar de bicicleta, é uma das brincadeiras preferidas no final de semana. Mas nunca se esqueçam de usar capacete e verifique se está bem firme na cabeça.
2) Patins
Embora pareça uma simples atividade de lazer, a patinação apresenta benefícios praticamente inimagináveis para a maioria das pessoas. Ao patinar, as crianças e os adultos desenvolvem os músculos, melhoram a coordenação motora e a postura. Uma ótima atividade para a família no final de semana.
3) Brincadeira de bola
Em muitas famílias, a bola é o primeiro brinquedo dos meninos. A bola diverte muito as crianças, ao mesmo tempo que contribuí com benefícios para o desenvolvimento físico, emocional, social e moral. Ajuda aos pequenos a desenvolverem seu equílibrio, coordenação motora e sua força muscular.
Além de tudo isso, como a bola normalmente é jogada em grupos ajuda as crianças na socialização. Brincadeiras de bola na família podem se tornar uma grande diversão!
[…] 1 e […]