As crianças são um desafio constante na vida dos adultos, algumas não estão satisfeitas com o cotidiano, precisam sempre estar em movimento ou participar de alguma atividade, algo que as mantenha focadas, seja uma novidade ou algo que prenda sua atenção.
No desenvolvimento infantil ou para mantê-las entretidas, hoje em dia é muito fácil, depende apenas da disposição dos pais em fazer um pouquinho de bagunça. Unir atividades lúdicas com aprendizado pode ser um desafio e tanto se os pais ou responsáveis não tiverem um pouquinho de criatividade.
Pensando nisso, abaixo você encontra duas ideias usando uma receita básica de papel machê como elemento inicial, além de estimular a criatividade, você estará reciclando um material que já tem em casa e pode criar um lindo e original presente.
Segue uma receita de papel machê:
Ingredientes:
– Jornais
– Cola fria (branca)
– Recipiente
– Vinagre (1 colherzinha de vinagre é adicionada a mistura para evitar o mofo)
Modo de fazer:
1. Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente.
2. Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem, adicione o vinagre.
3. Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.
4. Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas e colocado-as no recipiente.
5. Em seguida, adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.
6. Trabalhe-a bem com as mãos, misturando bem, como uma massa de biscoitosou de pão e ela estará pronta para ser usada.
A parte divertida
Agora que você já tem a receita básica de papel machê poderá recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Pinte a sua peça como quiser, usando sempre a criatividade.
Lembre-se de lavar bem as mãos ao terminar de manusear a massa ou usar luvas. Como o jornal tem uma tinta bem especifica, podem ficar resíduos na sua mão, mas não se preocupe que não é prejudicial ao organismo.
No mais é se divertir e aproveitar a brincadeira para voltar a ser criança.
Comecei a gostar dessa arte de tanto ver minha tia fazendo objetos maravilhosos, agora eu estou tentando aprender tbm bjss
De jornal fica muito bom mesmo, eu tava fazendo de papel higiênico, mas fica muito caro bjsss