Desenvolvimento

Hora de iniciar o desfralde noturno? Veja como facilitar este processo

30 ago 2017 • por Gabriella Brandão • 3 Comentários

Hora de iniciar o desfralde noturno? Veja como facilitar este processo

Dar adeus às fraldas é um grande momento dentro de casa. Este processo geralmente inicia quando a criança tem entre 3 e 4 anos e marca uma nova fase na rotina dentro de casa.

O desfralde noturno pode ser um verdadeiro desafio, tanto para os pais quanto para a criança. Muitos pediatras recomendam que o processo seja conduzido após o desfralde diurno, pois a criança já estará mais acostumada com a ideia de largar as fraldas.

A época do ano mais recomendada é o verão, devido ao aumento da transpiração e a redução do volume de urina. Além disso, fica mais fácil limpar a sujeira quando houver “acidentes” nos dias quentes. De qualquer forma, mais importante do que a época e a maneira que o processo será conduzido é ter certeza de que a criança realmente está preparada.

Para que este momento não seja tão dramático, confira algumas dicas que podem facilitar. Porém, lembre-se de que o processo costuma ser único com cada criança e é preciso observar o pequeno individualmente para tomar as atitudes mais corretas.

1. Está mesmo na hora?
O processo de abandono das fraldas costuma ocorrer a partir de 3 anos de idade, mas isto não é nenhuma regra. Algumas crianças tiram de letra, outras possuem mais dificuldades e precisam de um pouco mais de tempo.

Antes de iniciar o processo, certifique-se de que não é cedo demais. Alguns sinais, como a criança acordar seca, por exemplo, indicam que o pequeno já tem um maior controle do xixi. Se o desfralde diurno ocorreu sem problemas, será mais fácil conduzir o noturno.

2. Consciência infantil
Ter controle do xixi não é suficiente para que tudo dê certo sem problemas. As crianças estão acostumadas com a fralda e para elas é uma grande mudança. É preciso que os pais conversem com o pequeno e ajudem a aumentar a consciência da criança com relação a largar as fraldas.

Se a criança mostrar resistência, mesmo já estando fisicamente preparada, é melhor esperar um pouco mais até que o pequeno esteja também psicologicamente preparado para a mudança. Tentar forçar a barra pode dificultar as coisas e causar bastante estresse e preocupação.

3. Redução de danos
Além de preparar a criança, esteja preparada também para o desfralde. É quase impossível que o processo ocorra sem acidentes e provavelmente você irá ver a cama molhada durante várias noites, até que a criança se acostume com a ideia.

A necessidade constante de limpeza pode ser um problema, mas não se preocupe: há soluções fáceis para isto. Coloque um tapetinho higiênico para cães na cama do pequeno, assim o xixi será absorvido e a bagunça na manhã seguinte também não será tão trágica.

4. Paciência e muita calma
Não deixe que os contratempos abale o processo. Mostre-se confiante em frente ao seu filho e apoie o desfralde de maneira positiva. Quando a criança falar que quer ir ao banheiro, comemore o aviso prévio e estimule mais ações.

Leve o pequeno antes de dormir ao banheiro, reduza os líquidos noturnos e mantenha o incentivo com animação. Não condene a criança pelos erros e procure não voltar atrás uma vez que o processo já tenha sido iniciado. Em caso de grande dificuldade, consulte um especialista.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente Aqui
 
3 Comentários
  1. Antonieta   ///   31/08/2017 - 02H52

    Meu filho está com 5 anos e está na fase de tirar as fraldas, as vezes ele ainda faz xixi na cama.

    • Gabriella   ///   14/01/2018 - 02H43

      Isso é normal. Como estão as coisas?

  2. Cristina   ///   27/09/2017 - 03H36

    Que demais, vou tentar fazer isso com meu filho, pois já está com 4 aninhos e já está na hora de parar de usar fralda pra dormir.

Posts Anterior
Próximo Post