O brinquedo auxilia no desenvolvimento e crescimento da criança. Por isso, precisamos de muita atenção na hora da compra. Em cada etapa de vida a criança precisa de um estímulo diferente, seja para desenvolver a coordenação motora, a afetividade, o equilíbrio, a audição, a postura ou o comportamento social. E cada brincadeira ajuda os pequenos a explorar um mundo diferente.
No post de hoje a BRINCAR DE APRENDER, ajudará na escolha dos brinquedos adequados para cada faixa etária das crianças.
Até os 2 anos de idade: Essa é a fase sensório-motora da criança, por isso precisamos estimular os seus sentidos, com muita cor e música. Apresentar texturas, tamanhos, cheiros e
cores diferentes para a criança deixando-as segurar, apertar, passar as mãos e até colocar na boca os objetos.
Brinquedos de empilhar, encaixar, movimentar as mãos, com barulho, como: pilhas de encaixe, chocalho, bolas. Brinquedos com espelho, para que a criança se conheça. É uma fase que eles estão desenvolvendo o equilíbrio e a musculatura, por isso brinquedos de empurrar e encaixar serão bem vindos.
Livros de historinhas, lido de forma divertida, ajuda no desenvolvimento na linguagem e familiariza a criança com as letras, preparando-a para as próximas fases.
– Máquina Fotográfica
– Malhadinhos Musicais Centopeia
– Espelho Musical para o Bebê
– Chocalho Peixinho Amigo
– Triângulos para Empilhar
– Mesa de Atividade Criativa
De 3 a 4 anos de idade: Nessa fase iniciam as brincadeiras de faz de conta, é muito comum a criança repetir cenas de seu dia a dia. É a idade em que as meninas querem ser princesas e os meninos, super heróis. É uma idade de muito aprendizado, incluindo responsabilidade.
As brincadeiras mais comuns são casinha, escolinha, profissão. Desenhar, pintar, modelar já pode começar a aparecer nessa fase. Montar quebra-cabeças, com peças maiores, pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora. Brinquedos de montar e desmontar e bonecos com roupas fáceis de serem tiradas e vestidas.
– Kit tela grande florzinha
– Brincando com números, letras e cores
– Painel Magnético Educativo – Super Nanny
– Bela Fashion
– Livro pop up – Monstros Famintos
– Lousinha do Carrinho
De 5 a 6 anos de idade: Brincadeiras com movimentos e faz de conta continuam se aprimorando. A criança começa a entender que pode fazer coisas para outras pessoas, por isso entregam suas pinturas e desenhos como presentes. Massa de modelar é muito estimulante.
– Jogo de Forca
– Bingo do Alfabeto
– Brinquedos Tradicionais Menino
– Corrida de Saco
De 7 a 8 anos de idade: São importantes nessa fase atividades lúdicas, estimular a leitura, construir objetos e brincar com eles, conhecer materiais novos, além de participar de
atividades que exijam mais raciocínio lógico, como jogos de cartas e tabuleiro, revistas de passatempo e quebra-cabeças mais elaborados.
– Ateliê de Quadrinhos
– Família Urso
– Kit Jardineiro
– Torremoto
Confesso que fico louca com pais que já saem dando celular e tablets pros filhos. Eles ficam preguiçosos deitados o dia inteiro “”brincando”” com os dedos e não mexem o resto do corpo!
Brinquedos de verdade são esses ai que vc listou e também brincar na rua, com os pais é um ótimo estímulo e deixa pais e filhos mais próximos!
Mila,
Muito Obrigada pela interação com o blog. Concordo plenamente com você, dar um tablet é muito fácil…assim as crianças não dão trabalho e os pais não precisam interagir. Precisamos resgatar as brincadeiras de antigamente.
Beijos
Adorei o post!!
Mas gostaria de saber onde comprar os brinquedos indicados.
Principalmente o painel da super nanny!! Rsrs
Parabens!!
Beijos
Camila, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. Todos os brinquedos podem ser encontrados no site http://www.brincardeaprender.com.br
Se comprar coloca que conheceu pelo blog, tá? Muito obrigada e estou a disposição.
Beijos!! Gabriella