Dicas

Acerte ao escolher a escola

22 maio 2013 • por Gabriella Brandão • 0 Comentários

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. 
O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

(Rubem Alves, Folha de São Paulo, 05/12/2001)

Uma das tarefas mais difícil dos pais é escolher a escola para os seus filhos, inevitavelmente temos que fazer isso em algum momento e é muito difícil.  Nos deparamos com a mais triste realidade de que a escola dos sonhos não existe, e temos que escolher aquela que acreditamos estar o mais próximo do ideal para nossa família.

Estamos passando por esse momento aqui em casa, minha filha mais velha (5 anos) está cursando o último ano de sua escola, e estamos nessa angustia desde o ano passado quando iniciamos o processo de escolha. Como temos dois filhos, estamos tentando escolher uma que acreditamos ser legal para os dois, já que ter um filho em cada escola seria um verdadeiro caos.

Vou listar alguns itens que são muito importantes para escolha da nova escola:

– Afinidade com o Projeto Pedagógico
– Qualidade / Qualificação dos professores
– Abertura à participação da família
– Clima favorável
– Espaço físico e instalações adequadas
– Recursos e equipamentos
– Cuidados com segurança e saúde
– Localização
– Valor da mensalidade + taxas
– Nota da escola (ENEM)
– Escola do futuro

Nos próximos posts vou detalhando cada um dos itens acima e também vou apresentar um questionário que eu eu fiz para ir respondendo nas visitas as escolas. Mas lembre-se, o filho é seu, e nessa hora o seu “sentimento” em relação filho x escola é o que mais vale.

Boa Sorte!
Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post