Recentemente fui a uma nutricionista, Marcella Amar, com a intenção de substituir algumas guloseimas por opções mais saudáveis. Na verdade, o meu maior “problema” é o chocolate, quem não tem vontade de comer aquele chocolate depois do almoço, jantar ou no meio da tarde? Chocolate é realmente uma delícia, são raras as pessoas que não gostam.
Foi ai a minha grande surpresa, ela me apresentou a alfarroba. O produto tem cara e gosto de chocolate, mas é mais nutritivo e não contém lactose, glúten e açúcar. Apesar de não ter a fama do cacau, a alfarroba já era usada pelos egípcios há mais de 5.000 anos.
Fruto da alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado em substituição do cacau. Por ser naturalmente doce, ela dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos. Sem falar que também não possui os estimulantes cafeína e teobromina e é rica em vitaminas e minerais.
Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açúcares naturais (glucose, sucrose e frutose) de 38% a 45%.
A alfarroba é encontrada em casas de produtos naturais, na forma de pó, bombons e barras semelhante as de chocolate. Mas fazendo uma pesquisa na internet sobre a Alfarroba, descobri que na última páscoa, foram vendidos ovos de páscoa de alfarroba, uma ótima opção para a criançada.
A Alfarroba também é uma ótima opção para as mães que estão amamentando e precisam abrir mão do leite por alguma questão da criança. Mas fiquem atentas, a alfarroba é muito mais saudável, mas em termos calóricos ela é bem similar ao chocolate.
Quem desejar se aprofundar mais no assunto, tem um blog disponível com os benefícios da alfarroba: http://mundodaalfarroba.blogspot.com.br/p/alfarroba-e-seus-beneficios.html