Dicas

Capoeira ajuda a criança a superar o medo e a testar seus limites

23 abr 2013 • por Gabriella Brandão • 0 Comentários


Os movimentos de pernas, o gingado do corpo e as acrobacias fazem da  capoeira parecer um exercício possível somente para adultos e adolescentes. Mas por que cada vez mais as escolas oferecem a modalidade para crianças acima de um ano? Será que a atividade é boa para elas também?


De acordo com o professor de educação física Gladson de Oliveira Silva, doo Centro de Práticas Esportivas da USP, a atividade pode sim começar a ser praticada na infância. “Mesmo os menorzinhos conseguem iniciar os exercícios, desde que adaptados, fazendo uma imitação dos movimentos originais gerenciada pelo professor”.


Cabe a cada profissional estabelecer os limites para as crianças. “O trabalho é adequado se começar com uma brincadeira. À medida que a criança cresce, os movimentos saem do simples e aumentam o nível de complexidade”, diz o professor de educação física Vinícius Heine, também do Centro de Práticas Esportivas da USP e coautor do livro “Capoeira – Um Instrumento Psicomotor para Cidadania”, escrito em parceria com Oliveira Silva.


Meus dois filhos fazem capoeira a dois anos com a “Nova Capoeira” e realmente é impressionante o desenvolvimento motor e satisfação das crianças ao desempenhar a atividade. Vale a pena conferir.



Benefícios da Capoeira:

1.Difunde o valor da defesa e não do ataque

2.Ajuda na formação moral

3.Desenvolve e amplia a cognição

4.Desperta a curiosidade infantil

5.Promove o desenvolvimento físico

6.Estimula o controle emocional

7.Combate as inibições
Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post