Muitas mães ficam preocupadas com os produtos que podem ser utilizados na pele dos bebês. Por terem uma pele bem fininha, mais sensível e com menos pelos, eles absorvem as substâncias rapidamente e estão mais propensos a irritações como as brotoejas e queimaduras solares.
Protetor solar só depois dos seis meses
O uso do protetor solar só é indicado depois dos seis meses devido a ação tóxica e possíveis alergias. Antes dessa idade use bonés, roupas claras e guarda-sol e não exponha a criança ao sol entre 10h e 16h e, mesmo em horário permitido, não fique por um período prolongado. Após os seis meses, somente use protetores infantis e não o de adultos.
Troque as fraldas
Fique atenta às fraldas descartáveis. Assim que perceber que a criança fez xixi, troque-a imediatamente a fim de evitar assaduras, já que as fraldas não absorvem totalmente a urina e quando estão sujas são um ambiente propício à formação de dermatites (inflamações na pele) devido à umidade e à pouca ventilação da área. Para evitar as assaduras, aplique cremes à base de óleos ou de óxido de zinco.
Não aos lenços umedecidos
Evite o uso de lenços umedecidos, pois eles podem causar reações alérgicas. Dê preferência à combinação algodão e água. Na hora da limpeza, utilize somente produtos específicos para crianças.
Os sabonetes devem ter pH neutro e lembre que banhos em excesso podem provocar irritação (já que os bebês não possuem óleo para lubrificar a pele como os adultos) e diminuição da proteção natural da pele. Evite também banhos com água muito quente e seque bem todas as partes e em especial as dobrinhas.
Aparecendo qualquer sinal de irritação no bebê, não tente soluções caseiras. Procure orientação médica.
Postagem retirada do blog da Dra Daniela Lemes:
http://dradanielalemes.blogspot.com.br/