Providenciar os documentos do bebê é mais importante do que muitas pessoas imaginam. Na hora de fazer passeios, viajar e andar de avião, por exemplo, a identificação do bebê pode ser solicitada e, quem não tem o documento, tem que carregar a certidão de nascimento para vários lugares, o que oferece riscos de perda ou extravio.
Além disso, fazer os documentos da criança é mais fácil do que parece e possui um baixo custo. O RG é gratuito na primeira vez para qualquer pessoa, enquanto que o CPF sai pelo custo R$ 5,70. Mesmo que você não goste de burocracias, providenciar as identificações podem aliviar dores de cabeça mais tarde.
Lembre-se de que fazer o CPF primeiro, pois assim você poderá solicitar que o RG contenha o número da criança. Como a identidade será feita com as impressões digitais, você provavelmente terá que fazer uma nova quando a criança for alfabetizada e já tiver condições de assinar o próprio nome. Veja abaixo algumas dicas:
Como fazer o CPF:
Você poderá solicitar o CPF do seu filho em Agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, órgãos que atendem em todo o Brasil. No entanto, pesquise na sua localidade os detalhes e a instituição mais próxima para providenciar o documento.
Não há idade mínima para emitir o CPF e, no caso dos bebês, a única restrição é que não pode solicitar via online, uma facilidade oferecida apenas para quem tem título de eleitor.
O pai ou a mãe podem levar a criança e não é necessário que o casal esteja junto. Para solicitar o CPF, leve a certidão de nascimento original e um documento seu com foto (pode ser do pai se ele for acompanhar o bebê no dia).
A maior facilidade do documento é que não exige muitas visitas. Ao solicitar o CPF, o número já será emitido na hora e depois basta acessar o site da Receita Federal para imprimir a identificação do seu bebê.
Como fazer o RG:
Depois de finalizar os trâmites do CPF do bebê, você pode solicitar a carteira de identidade sem custo algum. Para os moradores de São Paulo, o Poupatempo é a instituição responsável pela emissão da identificação. Se você é de outra localidade, procure saber que órgão governamental atua na elaboração dos documentos.
Você irá precisar de duas fotos 3×4 da criança, além da certidão de nascimento (original e uma cópia) e de um documento com foto da pessoa que acompanhar a criança. Se você fez o CPF primeiro, leve a identificação para que o número seja impresso no RG.
Embora o RG não fique pronto na hora, o processo todo costuma levar poucos minutos, pois irá depender apenas do cadastro dos dados da criança e da retirada das impressões digitais. Você poderá voltar ao local para retirar o documento ou solicitar o envio via Correios para a sua casa por uma taxa na média de R$ 10,00.
Por: Ana Paula Bretschneider