Claudia Abreu volta ao teatro infantil para contar, mais uma vez, a história da amizade entre uma menina e um fantasma, sucesso nos palcos desde 1955. O clássico “Pluft” o Fantasminha estreou no último domingo (01/09), no Teatro Tablado, na Lagoa, uma das peças mais emblemáticas escrita por Maria Clara Machado.
Obra prima do teatro infantil, o texto mais célebre de Maria Clara Machado trata de assuntos atemporais que fazem parte do universo de crianças de todas as gerações, como a relação com o medo, o valor das verdadeiras amizades e da família. Tudo sem um tom didático demais.
Com quase 60 anos desde o seu lançamento, em 1955, a peça mostra fôlego juvenil. O mesmo de quando estreou, na mesma época em que o espaço físico do Tablado foi criado. A maior parte do elenco é a mesma de 2003, o que torna a montagem ainda mais especial. Entre os novatos estão os atores Pedro Kosovski, filho da diretora, Cacá Mourthé, e João Sant`anna, ambos formados pelo Tablado. Para Thelmo Fernandes, o Pirata Perna de Pau, o reencontro entre amigos é marcante.
O espetáculo — que também tem Maria Clara Gueiros no elenco — gira em torno do encontro de Maribel, uma menina sequestrada e escondida em um porão, e Pluft, interpretado por Claudia Abreu, um fantasminha do bem que vive por lá. No papel-título pela segunda vez (encarnou Pluft em 2003), a atriz conta que, agora, vai subir no palco com uma motivação diferente.
TEATRO TABLADO. Avenida Lineu de Paula Machado 795, Lagoa (2294-7847). Sáb e dom, às 17h. R$ 50. Até 15 de dezembro. Os ingressos também estão à venda pelo site Ingresso.com.br
Ainda não fui ver com as crianças, assim que eu for, volto aqui para comentar. Beijos…