Educação

Ensinando a criança a preservar o meio ambiente

16 dez 2016 • por Gabriella Brandão • 1 Comentário
Ensinando a criança a preservar o meio ambiente

Pixabay

Cada vez mais preservar o ambiente em que vivemos tem se tornando uma tarefa cotidiana na vida das pessoas. Aos poucos vamos mudando a nossa rotina e nos adaptando para que nosso estilo de vida cause cada vez menos impacto para a natureza. Além de tomar os devidos cuidados, ainda temos a missão de orientar e educar aqueles mais jovens que nós – passar esses valores aos nossos filhos é uma obrigação, porém não é uma tarefa fácil.

Entretanto, pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Por exemplo, ensinar o seu filho que o chiclete deve ser jogado no lixo e não no chão já é um primeiro (grande!) passo. Com o tempo, ele vai entender que o lugar de lixo é na lata de lixo, e que além de preservar o meio ambiente e manter as ruas mais limpas, vai evitar que você tenha que descobrir como tirar chiclete da roupa ou que ficar recolhendo papéis de embrulho de doces jogados pela casa.

A importância de começar a conscientização desde jovem
Formar um jovem com consciência ecológica e ambiental faz parte de um processo um pouco lento e que tem que ser iniciado desde cedo. O incentivo deve vir quando seu filho ainda é uma criança, todo e qualquer contato com a natureza nessa fase será fundamental para um futuro mais consciente. Além da experiência prática, o conhecimento teórico também é muito importante. Ensinar e estimular a criança só despertará cada vez mais a curiosidade dela com a natureza.

Reciclando desde cedo
Ensinar uma criança sobre os processos de reciclagem e os seus benefícios faz parte da conscientização dos pequenos, pois isso está intrinsecamente ligado à preservação do meio ambiente. Os produtos que antes ficavam décadas jogados na natureza, ocupando espaço e poluindo a água e o solo, hoje são reaproveitados e voltam para o mercado. Isso ainda permite uma grande economia da energia que seria gasta no processo de criação de materiais do zero.

Um jeito muito divertido de educar as crianças sobre os processos de reciclagem é reaproveitando certos materiais que seriam jogados ou descartados e criar novos brinquedos e acessórios para a sua casa. Por exemplo, fazer bichinhos e bonecas com retalhos de pano. Também podem fazer juntos cestos e latas coloridas para cada tipo de material: papel, plástico, vidro e metal. Outra ideia legal é simular cestas de basquete e marcar pontos a cada item que passar por elas.

Ensinando a criança a preservar o meio ambiente

Pixabay

Evitando o desperdício
Educar uma criança sobre como preservar também inclui ensinar a não desperdiçar comida, pois a maior parte da nossa alimentação diária vem da natureza, e cada vez que jogamos comida fora estamos desperdiçando mais um pouco dos recursos naturais que a nós foram concedidos. Então se você pretende ensinar ao seu filho como cuidar melhor do meio ambiente, deverá prezar a valorização dos alimentos e falar de onde eles vêm.

Também pode reaproveitar os restos de comida e fazer compostagem, separando as sobras, principalmente de vegetais e cascas de frutas, e utilize-as como fertilizantes para seu jardim. Considere criar uma hortinha com seus filhos – algo muito saudável e que auxilia no desenvolvimento da criança e de seu sistema imunológico. Assim terão alimentos mais naturais e sem agrotóxicos, e poderão reutilizar os próprios restos de comida como matéria orgânica para adubar suas hortaliças.

Ensinar uma criança como preservar o meio ambiente pode ser desafiador, porém é extremamente importante para construirmos um futuro melhor para todos e criarmos adultos conscientes e preocupados com a natureza!

Comente Aqui
 
1 Comentário
  1. Aritana de Jesus maia   ///   11/10/2020 - 09H17

    Gostei bastante das informações encontradas nessa página.
    Parabéns.

Posts Anterior
Próximo Post