Não gosto de gritar com as crianças, e também não tenho a menor paciência com as crianças que adoram gritar e ficam gritando o tempo todo. Aqui em casa eles gostam de gritar como qualquer criança mas falo claramente para eles que nada se consegue pelo grito e não admito que um grite com o outro.
Mas o assunto a ser abordado hoje é, o efeito que o grito do adulto causa na criança. É claro que cada criança recebe o mesmo grito de maneiras diferentes, mas o primeiro efeito que o grito do adulto causa na criança é o susto. Aqui em casa o Antonio Pedro costuma ficar mais imune quando damos um grito, mas a Luisa é extremamente sensível, também tem horror a gritos e quando muito eventualmente o Dani grita com ela, ela chora, fica muito magoada mesmo. Procuramos evitar ao máximo o grito, mas sou humana, sou mãe e também já gritei algumas vezes com as crianças. Todo mundo tem aquele dia sem paciência, de exaustão.
O grito não pode virar rotina na sua casa. É muito comum encontrarmos famílias em que absolutamente todos os comandos da casa funcionam no grito. Mas o grito é um grande susto e, no momento do grito a criança dificilmente está ouvindo o conteúdo desse grito. É muito importante que o adulto tenha a disciplina de não gritar, porque o que acontece normalmente nessas famílias é que as crianças passam a atender somente quando o grito vem.
As situações acabam não sendo aprendidas então você passa a gritar todos os dias pelo mesmo motivo. O grito é pouco eficiente. Fique atento com a maneira que você se comunica com o seu filho. A comunicação entre pais e filhos é de extrema importância, faça uma comunicação olho no olho e você vai ver como o dia a dia vai ficar muito mais simples. Também gosto muito da comunicação com ação, você pede para o seu filho ir escovar os dentes e você automaticamente vai dando a mão, conduzindo ele ao banheiro, ou ajuda a criança a levantar do sofá. A comunicação com ação é muito rica e normalmente não dá espaço para as famosas birras.
Novas pesquisas têm mostrado inclusive que o grito é ineficiente e perigoso para a saúde mental das crianças. Pesquisadores apontam que esses efeitos nos adolescentes são, na maioria das vezes, bastante similares àqueles causados por pais que batem nos filhos.
Estabeleça uma comunicação clara e de respeito com o seu filho, assim os dois só tem a ganha. Cuide do seu auto controle e tudo ficará muito melhor.
Ah, não deixem de assistir ao vídeo.
Adorei este vídeo principalmente a idéia dos combinados, porque tem dias que estamos esgotados e sem paciência, parabéns!!!!!
Karla, que bom que você gostou.
Aqui em casa fazemos muitos combinados, risos! Estou a disposição e se tiver mais sugestões para os vídeos vou adorar!
Muito obrigada! Beijos, Gabi
Muito interessante. Eu odeio gritinhos de crianças. Agora mesmo estava no mercado e tinha uma menina correndo com o carrinho e gritando e eu me perguntando ‘onde está o responsável por esta monstrinha?’ rsrsrs nunca tinha parado pra pensar nos gritos que também damos com eles…
Aline,
Tudo bem? Que bom que você gostou, fico muito feliz!
Precisamos mesmo tomar cuidado com nossos exemplos. Se tiver sugestão de próximo vídeo, me mande, é super bem vindo.
Beijos, Gabi
Super interessante esse vídeo sobre o
Grito. Hoje em dia uma palmadinha foi substituída por muitos gritos.
As sugestões, principalmente a última, nota 10. Temas como esse e a Birra ajudam muito com o lidar do dia a dia. Adorei!
Oi Maria, que bom ter você aqui de novo. Super amiga do blog.
Fico muito feliz que tenha gostado. Estou a disposição.
Beijos e boa semana
Gabi
Maravilhos
Obrigada a você.
beijos