Hoje conto com a participação da querida Sá Souza que está aqui conosco uma vez por mês falando sobre Yoga, meditação e temas afins.
“Shakti é o poder criativo de existência, a deusa mãe, representando os princípios ativos e dinâmicos do poder feminino. É a alegria criativa da vida, a beleza e a sedução do mundo vivo. Como nós exteriorizamos nossa energia Shakti, criamos o universo de nossa vida, a pequena esfera de nossas preocupações imediatas.” (Do livro “Teaching Yoga”, de Marc Stephens)
Existem tantas decisões a serem tomadas quando se descobre que está grávida. Médico? Parteira? Doula? Que tipo de parto escolher? E se o médico falar que é preciso fazer cesariana? Qual Convênio médico? E Alimentação? Qual a melhor atividade física?
Uma coisa é certa – o que funciona para uma mulher talvez não funcione para outra. Afinal, todas têm histórias de vida, culturas e experiências diferentes.
Cada mulher precisa decidir o que será melhor para ela e o bebê. O papel da Yoga varia também para essas futuras mães. Para algumas é simplesmente o momento de relaxar de todo o estresse na procura de respostas para todas as perguntas acima. Enquanto para outras, é um momento de criar uma conexão com o bebê.
Outro papel importante da Yoga para gestantes é a preparação para o parto mas seja qual for consulte sempre seu médico antes da sua primeira prática de Yoga.
Abaixo estão alguns dos inúmeros benefícios da Yoga para Gestantes:
Fonte: Mayo Clinic
– Estimula o alongamento, centralização mental e foco na respiração (acredite no dia do parto você com certeza agradecerá por ter aprendido essas técnicas)
– Melhorar o sono.
– Reduz o stress e a ansiedade.
– Aumenta a força, flexibilidade e resistência dos músculos necessários para o parto.
– Diminui a dor lombar, náuseas, síndrome do túnel do carpo, dores de cabeça e falta de ar.
– Diminui o risco de parto prematuro, hipertensão induzida pela gravidez e restrição de crescimento intra-uterino (uma condição que retarda o crescimento de um bebê)
– Permite com que você conheça outras mulheres grávidas e troquem experiências dessa nova fase.
Se você estiver interessada e liberada pelo seu médico para praticar Yoga durante sua gravidez, procure um programa ensinado por um instrutor que tem formação em yoga pré-natal. Ele(a) saberá qual modificação fazer para as posturas e também o uso dos props.
Namastê!
Outro post de Sá Souza:
Yoga para criança
Sá Souza
* Texto, informações são de responsabilidade de Sá Souza.
Olá Sá.
O Yoga é uma excelente atividade para as gestantes mesmo, pois além de trabalhar o corpo, a mente também é beneficiada e pensando no baby, querendo ou não, ele também é beneficiado rs
Namastê!
Rafael, boa tarde! Fico feliz que tenha gostado da matéria. Vou repassar a sua mensagem para a Sá Souza, ok?
Nos visite sempre. Muito Obrigada! Feliz Natal e Feliz 2014. Abraços, Gabriella