A máxima da nutrição saudável é: tenha uma alimentação colorida! Mas o que tenho visto na alimentação infantil é muito colorido artificial e pouco natural! A ingestão de bebidas, balas, sorvetes, sucos, chicletes, biscoitos doces e salgados, pirulitos, chocolates… tem crescido a passos largos e além do açúcar que é um dos grandes vilões da alimentação infantil atualmente, não se pode esquecer da quantidade de corantes artificiais!
Um estudo feito em 2015 e publicado na revista americana Clinical Pedriatrics mostrou que nos EUA a ingestão de corantes artificiais passou de 12mg em 1950 para 62mg por dia em 2010. E faz um alerta que essa situação é bastante preocupante tanto pela grande quantidade de açúcar presentes nesses produtos, mas pela riqueza em corantes artificiais. Alguns estudos já mostram que os corantes estão ligados a uma série de doenças que estão cada vez mais comuns nas crianças como hiperatividade, déficit de atenção, asma, alergias…
Por isso, tenha atenção a lista de ingredientes e a nomes ou siglas como: Azul Brilhante: INS 133 Amarelo Crepúsculo: INS 110 Tartrazina: INS 102 Vermelho Allura ou 40: INS 129, Azul brilhante, corante caramelo. E eles devem encarados realmente como grandes vilões na alimentação.
Então garanta o colorido da alimentação com alimentos frescos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais… Use a imaginação e deixe a alimentação do seu filho divertida e naturalmente colorida!!!
Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br