O post de hoje é escrito pela nutricionista Rossana Oliveto, parceira do blog, que está aqui conosco sempre uma vez por mês falando um pouco sobre assuntos relacionadas a alimentação infantil e da mãe.
Qualquer dúvida ou sugestão de tema pode ser encaminhado para dicaspaisefilhos@gmail.com.
Olá pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre a importância de uma alimentação saudável durante a gestação!
Uma alimentação equilibrada garante vida saudável à gestante e ao bebê. O ganho de peso na gestação vai variar de acordo com cada gestante, suas necessidades diárias individuais, não existe um padrão nem regra, por isso a gestante deve sempre ter o acompanhamento de seu nutricionista no período do pré natal para que isso seja cuidadosamente acompanhado.
O ganho de peso deve ser saudável e equilibrado, pois tanto em excesso como em carência, traz complicações para a mãe e para o bebê. O ganho de peso em excesso por exemplo, pode desencadear hipertensão gestacional, DMG – Diabetes Mellitus Gestacional, bebês macrossômicos (acima de 4 kg), assim como desconfortos como dores nas costas, inchaço nas pernas, problemas de circulação e dores abdominais. Já o ganho insuficiente de peso também pode resultar em carências nutricionais, anemia, restrição de crescimento do bebê, trabalho de parto e rompimento prematuro da bolsa, além de favorecer infecções maternas durante a gestação por queda de imunidade e dificuldade de cicatrização no pós-parto.
Além dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) a alimentação da gestante deve ser muito rica em vitaminas, e sais minerais, que serão extremamente importante para a manutenção da saúde de ambos e prevenção de doenças carenciais graves no feto. Como as necessidades de ingestão destas vitaminas ficam aumentadas na gestação uma alimentação bem diversificada e saudável é essencial neste período além da suplementação que deve ser realizada pelo seu médico e pelo seu nutricionista, todo acompanhamento deve ser realizado adequadamente.
Então para um desenvolvimento adequado do seu bebê e manutenção da sua saúde neste período sua alimentação deve ser rica em frutas, verduras legumes bem variados, devendo dar prioridade ao consumo de carnes magras e cozidas ou assadas, evitar gorduras, frituras, doces, refrigerantes e cortar o consumo de bebidas alcoólicas. Além de não ficar em jejum( por mais que exista enjoo neste período) sempre fracionar bem as refeições, e fazer uma alta ingestão de líquidos.Alimentos frios, gelados e os líquidos sempre ajudam pra o período e que existe um enjoo mais forte, pois além de aliviarem a sensação evitam o jejum que será prejudicial a mamãe.
Lembrando sempre também do cuidado com os alimentos crus, principalmente e for fora de casa o consumo deve ser realmente evitado, pois não se sabe a procedência do alimento e a higienização do mesmo, pois o grande perigo existe se a gestante nunca teve contato com o agente chamado toxoplasma (protozoário encontrado em alimentos crus e mal-lavados), que provoca a toxoplasmose. Na maioria das vezes, essa doença se manifesta como uma gripe forte, que, na gravidez, compromete a saúde do bebê.
Rossana Oliveto Nutricionista CRN 13100568
* Texto, informações são de responsabilidade da nutricionista parceria do blog Rossana Oliveto
Olá Rossana e Gabriella!
Eu não sabia que pode contrair toxoplasmose através de alimentos! Seria por acaso a transmissão através do manipulador de alimentos?
Para mim era apenas pelo contato com gatos ou fezes do mesmo. Como eu não tenho gatos e não gosto estava despreocupada.
Mas me alimento muito fora de casa por conta do trabalho e me deixou preocupada e alerta após ter lido este post.
Pois como realizar uma alimentação saudável (sem folhas e verduras) fora de casa? Eu não suporto legumes cozidos, apenas crus.
Grande Abraço
Fernanda / Mommys Belly
https://mommysbelly.wordpress.com/
Oi Fernanda, tudo bem?
Vou encaminhar o seu comentário para a Rossana.
Beijos e mais uma vez obrigada pela visita
Gabi
Obrigada Gabriella!
Fernanda, de nada! Obrigada a você.
Beijos Gabi
muito boa essa dicas, minha mulher adorou!
Que bom! Obrigada
Gabriella