O post a seguir não tem nenhuma colaboração minha, foi retirado do site do jornal O Globo. Achei uma ótima reportagem e resolvi então compartilhar com vocês já que estamos entrando no período de férias. Espero que seja útil para vocês. Vamos lá…
Colônia de férias pode ser uma boa ideia para pais que buscam ocupar os filhos durante o período das férias escolares na segunda quinzena deste mês. Segundo especialistas, no entanto, é preciso tomar uma série de precauções antes de escolher o local onde os pequenos vão passar seus dias de folga. Como qualquer prestadora de serviço, a empresa ou clube que oferece colônia de férias deve cumprir as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). É o caso da necessidade de ser firmado contrato com informações claras sobre valores, infraestrutura e atividades que serão realizadas.
Tudo que tiver sido acertado verbalmente ou constar de folhetos publicitários deve estar escrito no contrato: formas de pagamento, atividades, cardápio, acomodações, equipe, atendimento médico e condições para desistência. É imprescindível que se observem todos os detalhes para não haver dor de cabeça no futuro.
Os recreadores responsáveis pelas atividades tem que ser pessoas qualificadas. Informe-se com outros pais e peça indicações de empresas confiáveis. Peça um currículo resumido dos coordenadores e de seus colaboradores.
Deve-se verificar se o local tem a infraestrutura necessária para atender tudo que foi estipulado no contrato. Se possível, visite o lugar antes de fechar o contrato para conhecer as instalações. Dê bastante atenção a segurança: saídas de emergência e extintores de incêndio são itens fundamentais. Verifique se os brinquedos não estão enferrujados e se seguem as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Informe-se se o cardápio do local adequa-se às preferências da criança. Assegure que a empresa oferece opções de alimentação saudável. Se puder, verifique também a cozinha e o refeitório do local.
Informe-se se a colônia de férias possui uma enfermaria ou uma equipe que possa dar primeiros socorros em casos de acidentes. O seguro médico não é obrigatório, o melhor é que haja atendimento médico no local. Verifique ainda qual é o encaminhamento em caso de acidente com gravidade com a criança, para qual hospital ou clínica ela será encaminhada.
Busque atividades diversificadas que sejam adequadas ao perfil da criança. Muitas colônias de férias oferecem pesseios culturais, esportes, aulas de teatro e de fotografia.
Se for contratar uma empresa que não tenha referência, procure saber se há reclamações na Justiça e no Procon contra ela.
8. PagamentoA forma de pagamento deve estar presente no contrato. Se a empresa cancelar a colônia, deve devolver os valores pagos. O ressarcimento deve ser feito da mesma forma do pagamento: se foi feito à vista, a devolução deve ser feita da mesma maneira.
Verifique no contrato se há um período pré-estabelecido para a desistência, caso a criança não se adapte à colônia de férias e a possibilidade da devolução do dinheiro pago integral ou parcialmente. Se não estiver previsão em contrato, não é obrigação da empresa fazer a devolução. Se preferir, combine de pagar um diária ou a semana, por exemplo, para fazer uma experiência com a criança.
Adorei a colônia de férias do Clube Marapendi. Excelente !
Obrigada! Pela interação.
alguem me indica uma colonia de ferias no rio de janeiro em campo grande ou bangu,meu filho tem 4 anos .e a primeira vez que quero colocar ele .quero uma colonia de ferias com periodo parcial.(todos os dias).obrigado!
Monica,
Boa tarde! Obrigada por acompanhar o Dicas Pais e Filhos.
Vou procurar com uma pessoa próxima que trabalha em colônia e de férias e te aviso.
Volte sempre. Beijos, Gabriella
ola,voces sabem de alguma colonia de ferias pois eu trabalho ,queria prox a jacare pagua
Ana Paula,
Bom dia! Não conheço mas vou perguntar a minha amiga da Colônia Gato Mia se ela indica alguma.
Na barra resolve?
Beijos e obrigada. Estou a disposição
Gabi