Hoje venho dividir com vocês um pouco da minha rotina com as crianças aqui em casa. Recebo alguns emails falando sobre o assunto e também na participação que tive no grupo Minha Vida Anda esse assunto foi abordado. Aliás, vocês conhecem o Grupo no Facebook Minha Vida Anda? É um grupo no Facebook para reunir experiências transformadoras e inspiradoras de nós mamães. O grupo é uma iniciativa do Calçados Bibi e toda semana tem convidados super especiais para conversarem sobre vários assuntos relacionados a maternidade.
Como disse anteriormente na minha participação no grupo conversamos um pouco sobre rotina e hoje hoje vou falar sobre o tema. Tenho visto com muita frequência crianças sobrecarregadas de atividades fora da escola e com pouco tempo para brincar. A criança precisa ter um espaço de tempo reservado na rotina para brincadeiras! O brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.
Aqui em casa tento fazer uma rotina tranquila para as crianças, mas confesso que fico bastante angustiada com o tempo que hoje as crianças perdem no trânsito das grandes cidades. Meus filhos saem da escola às 17:30 e alguns dias chegam em casa às 19hrs, ufa! É preciso que os pais estejam bem atentos também em relação aos deslocamentos que geram perda de tempo e cansaço para as crianças. Eu mesma estou revendo esse deslocamento dos meus filhos e já consegui dar uma aliviada no caminho de ida.
Além da escola, as crianças aqui em casa fazem natação, inglês e uma atividade extra na escola. A Luisa faz jazz e o Antonio Pedro faz futebol. Mas no dia a dia não deixo de arrumar um tempo livre para as brincadeiras e um momento para conversarmos com calma como foi dia. Sinto muita falta quando não consigo ter esse momento com as crianças a noite, isso acontece nos dias que eu tenho aula. Mas no dia seguinte sempre tomamos café da manhã juntos e colocamos o papo em dia.
No ano passado todos os dias de manhã eles tinham atividade e algumas vezes senti que faltava uma manhã livre…esse ano consegui fazer a manhã livre e vejo que eles adoram ter um dia para acordar um pouco mais tarde e escolher o que vão fazer antes da escola.
Muitas pais trabalham muito e encontram dificuldades em estabelecer o tempo com filhos. Lembre-se sempre que o importante não é a quantidade de horas e sim a qualidade do tempo que você dedica aos filhos. Não deixem de acompanhar o grupo no Facebook Minha Vida Anda, o bate papo com os convidados toda semana é realmente muito bom! Sempre que consigo me organizar estou lá participando, nos encontramos por lá.
Venho acompanhando as postagens deste blog e gostaria de fazer um pequeno e humilde comentário sobre o texto dedicado à rotina.
Você começou falando da importância do tempo livre e da brincadeira na vida das crianças. Tema este já muito abordado e defendido pelos diversos profissionais que trabalham em prol da infância e da preservação da mesma. Pois, muito bem, logo em seguida relata a rotina dos seus filhos, cheia de compromissos extras, além do exaustivo tempo de trânsito no trajeto escola/casa. Ficou bastante incoerente as ideias da primeira e da segunda parte do seu texto. Como defender o tempo livre da criança, a brincadeira espontânea e criativa, tão necessária ao desenvolvimento infantil e ao mesmo tempo dar como exemplo uma rotina de crianças que fazem tres atividades fora a escola?
Adriana, boa noite. Muito obrigada pelo comentário.
A rotina das crianças fica organizada de maneira que eles tenham tempo livre. Vou colocar os dias para ver se fica melhor.
Na segunda, quarta e sexta de manhã – livre
Na terça e quinta de manhã – inglês
Sábado de manhã – natação
Segunda a quarta na escola depois do horário – jazz ou futebol
Mesmo mantendo essas atividades eles tem manhãs livres e mesmo no dia do inglês até a hora da escola eles brincam. O problema do trânsito é no horário da volta da escola. Inclusive optei por colocar em atividade depois da escola para sair do horário do rush e fazendo a atividade eles chegam um pouco mais tarde que antes porque o trânsito aliviou. A natação no sábado é uma opção para que o pai participe das atividades extras.
Espero que tenha sido mais clara. Muito obrigada pelo comentário e fico muito feliz que acompanhe o blog.
Estou a disposição.
Beijos, Gabi