Educação

Dever de casa: Ajudar ou não?

20 mar 2015 • por Gabriella Brandão • 3 Comentários

DEVER DE CASA: AJUDAR OU NÃO?

Imagem: Psicopedagogia em ação


A importância do dever de casa na vida escolar de uma criança é tema de bastante discussão entre escola e família. Resolvi escrever sobre o tema, tendo em vista que na última reunião escolar dos meus filhos mais uma vez o assunto foi discutido e envolve algum tipo de polêmica. Meus filhos no ano de 2015 estudam numa escola tradicional. Nessa instituição o dever de casa é inserido gradualmente na vida escolar das crianças. Eu particularmente gosto de dever de casa desde que seja sempre bem dosado, tanto no conteúdo quanto na quantidade.

E qual é a importância do dever de casa na vida da criança?

– Estabelece uma rotina de estudo.

– Possibilita um momento de estudo individual favorecendo o pensamento reflexivo.
– Provoca a independência de estudar sem estar na sala de aula.
– Viabiliza o desenvolvimento de habilidade e técnicas pessoais de estudo.
– Propicia a organização pessoal e o ritmo e disciplina de estudo.
– Ajuda a fixar e aprofundar os conteúdos.

De todas as funções do dever de casa as duas que mais gosto e acho fundamental para a vida escolar da criança são: desenvolver a autonomia da criança para desenvolver suas atividades sozinha e fixar o conteúdo de sala de aula.

Sou da época que dever de casa sempre foi todo dia e a escola cobrava a realização das tarefas, já que as mesmas eram para fixar o conteúdo e preparatórias para o aprendizado do dia seguinte. Existem na verdade 3 tipos básicos de dever de casa: aquele que sistematiza conhecimento, o dever preparatório para a aprendizagem e o dever de aprofundamento.

Sem dúvida alguma, a educação vem mudando bastante nos últimos anos mas continuo achando que a tarefa de casa auxilia e muito a vida escolar da criança. Porém, é preciso ficar sempre atento, porque para a tarefa de casa cumprir bem a sua função é preciso que ela tenha algumas características, tais como:

– Combinar com a proposta de ensino.
– Não pode ser muita, nem pouca.
– Precisa fazer sentido e ter uma finalidade.
– Tem que ser motivadora.
– A criança tem que conseguir resolvê-la.
– Deve ser clara.
– Deve ter relação com conteúdo de sala de aula.
– Deve ser diversificada.

O que mais questiono nos deveres de casa da Luisa, porque o Antonio Pedro ainda não tem tarefa todo dia, é que os deveres são muito repetitivos. A criança deve se sentir motivada, animada em desempenhar as tarefas. Muitas vezes as escolas acabam transformando a tarefa de casa num tormento para a vida familiar. Falo vida familiar, porque tenho recebido alguns emails perguntando como motivar o filho a fazer o dever de casa e como ajudar nesse processo todos os dias.

Os pais devem participar da vida escolar dos seus filhos. O dever de casa é uma atividade que deve ser feita pela criança mas pode sim ter o apoio de uma pessoa. Porém fique sempre atento que o dever deve ser feito somente pela criança para que os professores possam detectar as dificuldades apresentadas. O grande segredo é ajudar sem oferecer respostas prontas, ajude o seu filho a pensar, a construir a linha de raciocínio quando é preciso.

É importante que seja estabelecida uma rotina para o dever de casa todos os dias, ter um horário e local para realização da lição de casa. Aqui em casa eles chegam da escola, tomam banho, jantam e logo depois a Luisa vai para o quarto fazer o dever de casa. Procuro não estar sempre do lado dela, deixo ela ir fazendo e depois vou lá ver se precisa de ajuda, se ela quer alguma coisa, ou até mesmo fico quieta ao lado dela. Não fico presente todos os dias porque quero que ela busque a sua autonomia e vá descobrindo a sua maneira de estudar sozinha. Muitas vezes a simples presença do responsável já intimida a criança.

Mas nem tudo são flores e muitas crianças têm uma grande resistência ao dever de casa e qualquer tipo de rotina. Quando seu filho tiver uma resistência muito grande para fazer o dever de casa, o primeiro passo é identificar o porquê da resistência. Muitas vezes essa resistência está ligada a dificuldade de realização da tarefa, nesse caso deixe bem claro para a criança que não existe a opção da não realização e caso esteja com dificuldade, a professora deve ser procurada.

Lembre-se sempre que a família e escola devem trabalhar juntas! Num próximo post irei abordar o assunto de países que não utilizam dever de casa.

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3 Comentários
  1. Jerson Moço   ///   31/03/2015 - 08H14

    Depois de dosar algumas dessas dicas estamos nos dando bem melhor com tal situação, mais uma vez muito obrigado pelo apoio de sempre!!!!!!!!!!!!!!

  2. Jerson Moço   ///   31/03/2015 - 08H17

    Depois dessas dicas estamos nos dando super bem com a questão das tarefas da escola. Mais uma vez muito obrigado!!!!!!!!!!!

    • Gabriella   ///   02/04/2015 - 12H29

      Oi Jerson, que notícia boa! Muito obrigada pelo feedback e estou a disposição.
      Boa Páscoa.
      Beijos, Gabi

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