Música, histórias e aventura no espaço estão na programação dos sábados dos meses de março e abril na Estação Educativa, um projeto cultural para crianças no Planetário da Gávea. A Estação Educativa promove eventos para dinamizar as sessões de cúpula e visitas guiadas no Planetário e é realizada em parceria com o Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB), responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) entre Barra e a Gávea, a Fundação Planetário, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.
No projeto, as crianças descobrem a Astronomia de uma maneira divertida e inesquecível. A aventura começa com a distribuição de mochilas espaciais para as crianças, feitas de garrafas PET. Com uma linguagem lúdica e adequada para a faixa etária de 3 a 7 anos, atores e músicos serão os mediadores, para mostrar às crianças o quanto a Ciência é importante e como está próxima do seu dia a dia. Numa grande brincadeira, o objetivo é chegar ao Sistema Solar, desviando dos asteroides. Entre as atividades, há oficinas de artes, pinturas com bolhas de sabão numa sala em branco, contação de histórias sobre a origem da Via Láctea, mitologia grega e, debaixo de uma árvore, sobre o surgimento das estrelas (programação completa abaixo). Também é possível que as escolas agendem visitas de grupos de crianças para as terças e quintas.
Durante a implantação da Linha 4 do Metrô, uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro que representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo implantada nos últimos 30 anos no Rio, o CCRB desenvolve um conjunto de boas práticas e incentivos a projetos culturais com a certeza de que é possível contribuir também para o desenvolvimento cultural da cidade.
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO E ABRIL DE 2015:
Universo Bolha (sábados)
Atendimento às 15h15 e às 16h15 (15 participantes por horário)
Imagine pintar seu próprio Universo com bolhas de sabão, redondinhas como o planeta Terra. As crianças são convidadas a reinventar o movimento planetário, escolhendo as cores que mais gostam para lançar seus planetas coloridos e transparentes no espaço sideral.
Mitologia das constelações – Contação de histórias (sábados)
Atendimento às 15h15 (20 participantes por horário)
Com brinquedos nas mãos, contadores de histórias envolvem as crianças num jogo lúdico, onde a imaginação é o fio condutor de uma viagem sobre a origem das constelações. O ponto de partida desta história é a mitologia greco-romana.
Origem das estrelas – Contação de histórias na árvore (sábados)*
Atendimento às 16h15 (20 participantes por horário)
Assumindo a função de um Hotxuá, um tradicional índio-palhaço, sob a sombra de uma antiga árvore, um ator ritualiza a lenda da etnia Bororo sobre o surgimento das estrelas. Recheada de elementos indígenas, a cena é um passeio pelas diversas etnias presentes na cultura brasileira.
* Em caso de chuva, a cena pode ser cancelada.
Visita orientada
Atendimento às 15h15 e às 16h15 (sábados)
(20 participantes por horário)
O comandante e a tripulação da nave-escola já estão a postos para receber seus curiosos visitantes. As crianças percorrerão a nave e vão aprender sobre a evolução da vida na Terra. A bordo de foguetes espaciais, vão passear entre planetas e participar de um divertido jogo sobre o Sistema Solar, em que deverão escapar de meteoritos, ver um cometa passar e chegar bem pertinho do Sol.
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.
SERVIÇO:
O Planetário fica na Rua Vice Governador Rubens Bernardo, 100, na Gávea.
Terças e quintas: às 15h, com agendamento prévio pelo telefone 3114-1253/ 3114-1257/3114-1259. Sábados: às 15h15 e 16h15 com distribuição de 30 senhas meia hora antes de cada sessão.
A Estação Educativa é uma atividade gratuita. Entrada no Planetário: R$22,00 (meia entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência)
Fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/estacaoeducativa
No Instagram, use a hashtag #estacaoeducativa.