Para quem ainda não sabe, o bruxismo infantil é aquele movimento de ranger os dentes que algumas crianças acabam fazendo involuntariamente enquanto estão dormindo.
Preocupados, muitos pais acabam sem saber o que fazer em relação a isso ou exatamente o porquê dessa manifestação. Boa parte dos pesquisadores acredita que esse mal acomete pelo menos 19% das crianças entre meninos e meninas, e a causa estaria relacionada a algum trauma ou a um comportamento exercido pela ansiedade.
Apesar de ser um simples gesto, o bruxismo infantil pode afetar seriamente a saúde da criança, já que desgasta os dentes, modifica a estrutura óssea da face e ainda pode causar o aumento da pressão craniana.
Esses mesmos pesquisadores que estudam a fundo o bruxismo nas crianças também concordam que o problema está muito além do físico (embora não deixe de ser importante). Isso porque os pequenos, já que estão na primeira fase da vida, relacionam as fricções dentárias e muitos movimentos na boca como uma resposta a algum problema, o que pode também estar relacionado com o ato da amamentação.
Portando, o “ranger dos dentes” durante a noite pode ser uma resposta a alguma crise de ansiedade. O desafio dos pais passa a ser a descoberta da causa desse problema, que muitas vezes pode ser solucionado com uma ajuda profissional.
Como perceber os sintomas do bruxismo infantil
Não é muito incomum ver muitas crianças reclamando de dores causadas pelo bruxismo. O blog Dicas Pais e Filhos agora vai ajudar pais e mães a descobrir se seu filho de fato possui o bruxismo a partir de alguns sintomas.
Se a criança estiver reclamando muito de dores de cabeça, essa é a hora para pensar melhor se já não é o caso de prestar ainda mais atenção. A cabeça está hermeticamente conectada à mastigação. Logo, se a criança range os destes continuamente durante o sono, mais cedo ou mais tarde isso irá se manifestar em dores de cabeça. Fique atento!
A criança acordar reclamando de dores na bochecha e/ou zumbidos no ouvido também pode ser um indício de bruxismo infantil. A pressão na cabeça, aliada às contrações da boca, podem acarretar um desgaste natural dos músculos faciais e, com isso, o rosto acabar ficando dolorido no dia seguinte.
Os dentes, como eram de se esperar, podem ser um dos mais afetados com o bruxismo infantil. A sensibilidade passa a aumentar e logo a criança passa a reclamar de alimentos muito quente ou muito frio.
Qual o melhor tratamento para o bruxismo infantil?
O tratamento para bruxismo infantil na verdade exige uma equipe multidisciplinar entre especialistas.
O primeiro passo, como apontamos mais acima, seria descobrir qual seria a causa para esse problema. Logo, um psicólogo poderia ser um passo inicial para o tratamento. Em alguns casos, o que será necessário é uma boa conversa com o menino ou a menina, que pode ainda ganhar uma nova visão de mundo através de uma viagem, por exemplo. Essa criança precisa acreditar que possam existir outras respostas – conscientes ou não – para a sua ansiedade.
Já o dentista auxiliará no desenvolvimento de uma placa, que ajudará a criança a melhorar a sua mastigação. Durante essa fase, é recomendável evitar gomas de mascar ou quaisquer outros tipos de alimentos que exigem muito da mastigação.
Por último e não menos importante, o fonoaudiólogo será aquele que se atentará à maneira como os pequenos reprimem a mandíbula. A função desse especialista é ensinar a relaxar ainda mais a mandíbula com exercícios simples, mas que fazem uma grande diferença para a criança não se sentir mais incomodada com as dores que possam incorrer ao acordar.
Aqui em casa a Luisa já teve bruxismo durante um tempo e adiantava muito conversar bastante com ela para aliviar o estresse e ansiedade antes de dormir. Um dos períodos que ela teve foi quando mudou de escola. Conversar ajuda muito e também contar uma história antes de dormir para a criança relaxar.
Meu filho tem isso,ja procurei alguns especialista mais ainda não obtive resultado…. não sei mais o que fazer os dentes dele já está desgastado e ele reclama de dor… mais levei ao dentista e ainda não obtive respostas
Nenhum dentista recomendou a placa para não desgastar os dentes? Quantos anos ele tem?
Beijos, Gabriella
meu filho tem 4 anos e começou a apresentar esses sintomas logo que mudou de escola até então ele estava em escola bem pequena e mudou pra uma bem grande na mesma que trabalho
Oi Leidimar, tudo bem?
Depois passou?
Beijos, gabriella
Ola, bom dia!minha filha tem 2 anos e meio me dê uma dica de onde começar por favor? Ela reclama de dor na cabeça e toda noite ela está rangendo os dentes! Estou preocupada primeira filha então imagina meu desespero!!
oi Ana Paula, tudo bem?
Você chegou a ver verme, dá uma conversada com o pediatra…
Beijos, Gabi
Oi Gabriela!
Qual a relação do bruxismo com vermes? Minha filha de dois anos está com isso, o barulho que ela faz a noite é muito forte 🙁
Oi Marina, dá uma conversada com o pediatra dela.
Bruxismo pode ter relação com muita coisa, aqui em casa quando estão muito cansados acabam rangendo os dentes. Mas melhorou muito!
beijos
Bom dia. Minha filha tem cinco anos. Ela sente zumbido no ouvido de vez enquando dor de cabeça.o que devo fazer
Luciane,
bom dia. Procure o pediatra para ele melhor orientar.
Melhoras.
beijos Gabriella
Bom dia, Minha filha tem 6 anos e tem bruxismo.
Reclama de dor no ouvido e dor de cabeça diariamente. Já levei ao pediatra e dentista. A dentista disse ainda não poder usar a placa até ter todos os permanentes! Teria alguma outa coisa a fazer?
Andressa,
Boa noite. Eu não posso te indicar. Mas que tal procurar uma outra odonto pediatra?
Beijos
Minha filha tem 7 anos e também bruxismo, ela usa uma plaquinha para dormir, mas quando esquece de colocar eu chego até a acordar com o barulho dos dentes dela.
é horrível, né?
Mas com a idade deve melhorar. A pediatra associou o bruxismo a alguma outra questão?
Beijos
Olá meu Cauã tem 4 anos a a algum meses percebi,depois q caiu e bateu c os dentes da frente n chão, não sei se é isso!mas ontem acordou n madrugada chorando muito com dor na bochecha direita Mas olhei e não vejo machucados.Meu Deus q coisa horrível.marquei a dentista mas ainda n ta na data.ele anda muito resfriado e achei q era ouvido mas n era..
Angélica, como ficou seu filho?
Descobriu o que era?
Espero que tenha melhorado.
Beijos, gabriella
O meu filho tem 3 anos também range os dentes ja tomou remédio pra vermes teve uma melhora mais não resolveu.